ACONTECE EM JAGUARIÚNA

NO “DIA MUNDIAL SEM TABACO”, SAÚDE DIVULGA BENEFÍCIOS DO PROGRAMA MUNICIPAL QUE AJUDA A PARAR DE FUMAR


Se você mora em Jaguariúna, é fumante e gostaria de parar de fumar, saiba que é possível obter ajuda para alcançar esse objetivo no serviço de saúde municipal. Basta ir à Unidade Básica de Saúde UBS) mais perto de sua casa e pedir informações sobre o que tem de fazer para deixar o vício em tabaco para trás, passando a ter mais saúde e mais qualidade de vida. Esse lembrete é válido justamente na data de hoje – 31 de maio, quando se comemora o “Dia Mundial sem Tabaco”.

Ciente da importância que tem a ajuda para quem quer deixar de fumar, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna promoveu uma atividade na UBS do bairro Florianópolis (fotos desta reportegm) com integrantes do Grupo de Tabagismo em Jaguariúna, que teve início em setembro de 2010. Na ocasião, houve o atendimento de todos os pacientes fumantes que desejavam parar de fumar.

De acordo com a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o índice cessação (de quem parou de fumar) foi de 60% entre os pacientes que participaram do tratamento. “Isso é muito significativo e bastante animador, pois é o dobro da média nacional”, revela, reforçando que o tratamento é totalmente gratuito e está disponível para quem quiser.

Em outubro de 2018, segundo a secretária, houve a capacitação de outros profissionais para essa tarefa (ajudar quem quer a parar de fumar). Essa capacitação envolveu médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, enquanto a oferta de tratamento acontece nas unidades de Saúde dos bairros Fontanela e Cruzeiro do Sul. Com isso, o número de 20 vagas oferecidas para o tratamento antifumo saltou para 60 por quadrimestre, mantendo o índice de cessação de 60%.

Portanto, fica o recado: quem quiser parar de fumar e mora em Jaguariúna, já sabe o que fazer. Basta ir à UBS mais próxima e solicitar unformações sobre como entrar para o Grupo de Tabagismo, mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde. Os participantes se reúnem nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS’s): Florianópolis, Fontanella e Roseira de Baixo. Conheça, a seguir, um pouco dos problemas que o hábito de fumar traz à saúde humana.

DEIXAR DE FUMAR É O MELHO REMÉDIO

 A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes, que atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, sendo mais de 60 delas cancerígenas. Algumas delas são: nicotina, metais pesados como chumbo e cádmio (1 cigarro contém de 1 a 2 mg, concentra – se no fígado, rins e pulmões), níquel e arsênio (armazena-se no fígado, pulmões, coração, ossos e dentes).

O tabagismo causa dependência. Primeiramente, devido à nicotina, a substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Provoca também a dependência comportamental, que se caracteriza pela rotina associada ao uso do tabaco, criada pelo próprio fumante. E tem ainda a dependência psicológica, que consiste na ideia que a pessoa desenvolve quanto à sensação de bem-estar e equilíbrio.

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Responde por 6 milhões de mortes no mundo e 200 mil mortes no Brasil. Um simples cigarro por dia aumenta em 50% o risco de doença coronariana e 25% o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral). E mais: aumenta em seis vezes a incidência de doenças em mulheres e três vezes em homens que fumam acima de 20 cigarros por dia.

O tabaco fumado, em qualquer uma de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão e pode provocar também DPOC, enfisema, asma, bronquites, câncer de boca, laringe, esôfago, gástrico, insuficiência venosa e arterial, catarata, etc. O fumante passivo (pessoas que convivem com fumantes) têm os mesmos riscos de desenvolver doenças respiratórias, cardiovasculares e neoplásicas.

A fumaça que sai da ponta do cigarro e se difunde homogeneamente no ambiente, contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala. O tratamento de tabagismo no Brasil é desenvolvido com base nas diretrizes do Politica Nacional de Controle do Tabagismo, sob a coordenação e gerenciamento da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do INCA (Instituto do Câncer).

As ações educativas, legislativas e econômicas desenvolvidas no Brasil vêm gerando uma diminuição da aceitação social do tabagismo, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar, evidenciando a importância de priorizar o tratamento do fumante como uma estratégia fundamental no controle do tabagismo.

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

FACEBOOK
31/05/2019
oferecimento

EM Destaque


Prefeitura de Jaguariúna e Instituto Stefanini oferecem cursos gratuitos na área de informática


Jovens de Jaguariúna com 14 anos completos ou mais que queiram aprender noções básicas de informática podem se matricular num dos cursos gratuitos oferecidos pela parceria entre a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento....

ler notícia
18/07/2019


Fundo Social e Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna abrem inscrições gratuitas para três cursos profissionalizantes


Quem mora em Jaguariúna e quiser garantir uma possível renda extra para o orçamento familiar tem a oportunidade de fazer um dos três cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência Social, mediante....

ler notícia
17/07/2019


DEPARTAMENTO DE AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE TEM NOVO ENDEREÇO A PARTIR DE 22/07


A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, comunica que o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente (DAMA) funcionará em novo endereço a partir do dia 22 de julho (segunda-feira). Será no Centro de Educação....

ler notícia
17/07/2019


Indsat confirma Educação de Jaguariúna em 1º lugar na RMC no segundo trimestre de 2019


Alto grau de satisfação entre os moradores, com 748 pontos alcançados de um total de 799 e destaque absoluto entre os demais municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) por ser considerada ótima pelos pais das crianças matriculadas na rede....

ler notícia
15/07/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Restaurante Ristorantino

: (19) 3867-2436
maiores informações

Bar Parque dos Lagos

: (19) 3837-4118
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Desenvolvido por e-rooster.com